© 2016 por Felipe Madeira

FELIPE MADEIRA

Carioca, nascido em 1992, estudante do Colégio Pedro II. Ingressei em 2011 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pude ter minha primeira experiência dentro de uma oficina.

A paixão pela madeira foi imediata. A afinidade com o material e a vivência na oficina fizeram com que eu pudesse refinar minhas referências, que hoje em dia transitam pelo design contemporâneo e moderno brasileiro, design escandinavo, design japonês e técnicas de joinery.
 

Minha trajetória acadêmica e profissional me encaminharam para a parte mais prática do design. Muito cedo ingressei como pesquisador, sob orientação de Andres Passaro, no LAMO (Laboratório de Modelos da FAU-UFRJ), e pude estagiar no Studio Zanini, atuando juntamente com um dos ícones do design nacional Zanini de Zanine, a quem eu devo a minha paixão pelo design de mobiliário.

 

Ao passo que concluía os estudos os planos de iniciar o meu próprio estúdio de design foi se tornando cada vez mais concreto. Em 2017 o Estúdio Felipe Madeira é formalizado, desenvolvendo de forma autoral o design brasileiro, servindo como um grande laboratório de experimentações formais e estéticas, de novos materiais e novas técnicas anteriormente não utilizados nas minhas produções e projetos.
 

O trabalho manual me encanta e atribuo a ele e as vivências que ele me proporcionou a minha inspiração. Acredito que os dois anos a frente do Estúdio Felipe Madeira foram um convite para refletir sobre a industria, os processos produtivos, a construção de valores e reavaliar o meu desenho sob à ótica da produção e replicação.
 

Hoje avalio que um bom design deve estar sempre pautado por dois elementos: o processo e o propósito. O primeiro justificando seus preceitos formais, fabrís e materiais e o segundo justificando a sua razão de ser, o seu discurso, seu poder de gerar emoção e cativar. Sigo buscando o equilíbrio ideal entre esses dois conceitos, sempre buscando uma produção mais eficiente, um produto mais inovador, um discurso mais potente, um melhor resultado.

Busco através deste site compartilhar minhas percepções através de meus projetos e produtos.

PRÊMIOS

2017 - Premiado - Categoria Estudante - Categoria Escritório - Prêmio Salão Design 2017

Escrivaninha Sobradinho

2017 - Menção Honrosa - Categoria Estudante - Categoria Escritório - Prêmio Salão Design 2017

Cavalete Dobra

2015 - Prata - Categoria Estudante - Prêmio Tidelli Design de Mobiliário Externo

Poltrona Cabocla

2015 - Finalista - Prêmio Tok Stok de Design Universitário

Cadeira Naiá

2014 -  Menção Honrosa - Sebrae Minas Design 2014

Escrivaninha Felícia 

2014 -  Finalista - Prêmio Tok Stok de Design Universitário

Banqueta Pilão

EXPOSIÇÕES

2018 - III Novos Talentos do Design - Casa Shopping - RJ

2018 - VI Jovens Designers - Exposição Intinerante - SP

2017 - II Novos Talentos do Design - Casa Shopping - RJ

2015 - Design Weekend SP - Loja Tidelli Pinheiros - SP