© 2016 por Felipe Madeira

 
 

Poltrona Cabocla

2º Lugar - Categoria estudante
Prêmio Tidelli de Mobiliário Externo
Materiais: Madeira e Fórmica TS
2015
Mostrar Mais

A poltrona Cabocla nasce da motivação em criar um objeto que traduzisse as minhas memórias afetivas dos verões, em Angra dos Reis, onde passava as férias na casa de praia de uma tia, apelidada de Zezé. Uma senhora ativa, de cabelo branco, contrastando com a sua pele morena queimada ao sol, homenageada no nome do objeto.


Duas coisas me encantavam naquele lugar: a casa, de estrutura de madeira e paredes de vidro, que não encantava por sua arquitetura, mas pelo poder de incorporar-se a natureza, sempre muito iluminada e ventilada, e as poltronas de balanço, "Loop chair" de Willy Guhl, feitas de eternit (cimento fibroso); existiam três e ficavam em frente a varanda. Apesar do material, eram muito confortáveis pois tinham uma postura deitada, muito disputadas para

o banho de sol.
 

Cabocla incorpora as características dos dois objetos: proporção aumentada, assento baixo lembrando espreguiçadeiras, estrutura de madeira com muitos vãos que, assim como o assento e encosto bipartido, interagem com a luz do sol e o ar que passa pelas frestas, tornando seu desenho mais leve.

 

A união de todos esses elementos procura aproximar e traduzir a minha experiência e

lembrança para o usuário.

MATERIAIS
Madeira Maciça
DIMENSÕES
L62 x P70 x A58
Mostrar Mais