© 2016 por Felipe Madeira

 

R116 - Ensaio sobre os móveis-memória

Orientado por Jeanine Geammal
Finalista Prêmio Movel Sul 2017
2016
Mostrar Mais

R116 trata-se de um ensaio de mobiliário que visa chamar atenção para as relações sujeito-objeto, produzido sob a ótica do design artesanal, nicho que possui expressiva atuação no mercado brasileiro de design.

 

A “memória” é o tema que direciona este projeto e sua realização foi assistida por uma metodologia que utilizou registros de uma viagem com amigos como insumo para produção conceitual e formal, que foi realizada durante o primeiro semestre de 2016 de forma experimental,  em uma das oficinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a ajuda dos técnicos e maquinários de marcenaria tradicional.

 

O resultado é um mobiliário contemporâneo interativo autoral que busca evidenciar os aspectos vivos e memoriosos dos objetos e as relações que estabelecem ao longo de toda a sua existência. Seja através da escolha de materiais para a constituição do objeto, seja através das transformações sofridas durante sua produção, seja através das experiências vividas pelos projetistas e executores do objeto,

seja com as pessoas que irão utilizá-lo. 

MATERIAIS
Madeira e Aço Carbono
DIMENSÕES
L180 x P45 x A60