© 2016 por Felipe Madeira

 
 

Shape Peti

Materiais: Madeiras diversas
2014
Mostrar Mais

No final de 2013, deixei de usar compensados e MDFs na produção de meus modelos e fui me arriscar nas madeiras maciças. Para conseguir essas madeiras comecei a frequentar grandes madeireiras cariocas e com o tempo tomei a liberdade para transitar pelo local, frequentar o mesmo ambiente que as pessoas que trabalham lá, conversar com elas, vivenciar seu trabalho.

 

Percebi que para cumprir uma ordem de serviço muitos deles não medem esforços e cortam a madeira sem planejamento prévio de aproveitamento, resultando no desperdício de uma riquíssima variedade, tanto em espécies quanto em dimensões, que passam a não ter mais valor comercial. 

 

Questionando-me sobre o posicionamento destas lojas que desvalorizam sua matéria prima, que surge o shape, para skate, Peti – o nome soa parecido com petit do francês: pequeno,

porém é de origem Tupi: feito de casca.

 

Os refugos, assim como a casca da arvore, são matérias primas mal, utilizadas. Entretanto o projeto procura subverter esta lógica retrógrada. Utilizando madeiras tipicamente brasileiras e a técnica de marchetaria, shapes são produzidos de maneira artesanal, transformando resíduos, recolhidos a baixo custo, em material de alto valor comercial e simbólico.

MATERIAIS
Madeira Maciça
DIMENSÕES
L58 x P16 x A1,7